Mercadão dos Óculos planeja abrir 40 unidades em 2015

Mercadão dos Óculos planeja abrir 40 unidades em 2015

Investimento em unidade da franquia é de a partir de R$ 105 mil

Por Adriano Lira - 05/03/2015
Unidade do Mercadão dos Óculos (Foto: Divulgação)
A rede Mercadão dos Óculos está apostando alto neste ano. Atualmente com 28 unidades abertas, a empresa planeja inaugurar outras 40 ainda em 2015. A franquia, como o próprio nome já diz, vende óculos de sol e de grau. O que a diferencia da concorrência é seu público-alvo: consumidores das classes C e D. Para atingir essa parcela da população, o Mercadão oferece produtos mais baratos, mas de qualidade, segundo a empresa. O investimento em uma unidade é de, pelo menos, R$ 105 mil.
O criador do Mercadão é o empreendedor Celso Silva. Há 20 anos, ele abriu, em São José do Rio Preto (SP), a Ocularium, loja voltada para as classes A e B. Em 2012, ao perceber que poderia atender a um mercado maior, juntando-se ao fato de que também tinha uma fábrica de óculos para pessoas menos abonadas, levou Silva a criar, na mesma cidade, a primeira unidade do Mercadão.
A operação fez sucesso, o que fez com que, em 2013, Silva transformasse o Mercadão dos Óculos em uma franquia. Para auxiliar na expansão do negócio, ele chamou dois sócios: Marcos Caldeira e Gustavo Freitas Martino.
O portfólio de produtos da empresa tem armações para óculos de grau que custam apenas R$ 19,90. Já os óculos de sol mais baratos, produzidos por uma marca própria, custam R$ 79,90. "Cerca de 85% das nossas vendas é composta por produtos que custam menos de R$ 149", afirma Martino.
Com o passar dos anos, o Mercadão deixou de vender apenas produtos "populares" e passou a oferecer marcas mais luxuosas, como Ray-Ban e Vogue. "Por isso, temos óculos de até R$ 700 nas lojas", diz Martino.
Unidades do Mercadão capricham na decoração  (Foto: Divulgação)
O sócio afirma que, além do preço baixo, o Mercadão capricha na decoração das lojas e valoriza o conforto dos clientes. "Deixamos que o consumidor fique à vontade na loja e que se sinta num self-service dos óculos, em que ele possa experimentar o que quiser. Todos os produtos têm uma etiqueta com seus preços. E quando acionados, nossos funcionários estão preparados para atender com excelência."
Segundo Martino, as 28 unidades da empresa estão espalhadas por todas as regiões do Brasil. Todas elas estão preparadas para fazer lentes para óculos de grau. Basta levar o receituário médico.
A meta do Mercadão dos Óculos é abrir 40 unidades ainda neste ano. Neste momento, 11 contratos estão sendo fechados. As lojas devem ser abertas, segundo a empresa, em dois meses. "O ritmo da expansão é bom. Acreditamos que vamos superar a meta de abertura de novos pontos", diz Martino.
O investimento em uma loja do Mercadão dos Óculos é de, no mínimo, R$ 105 mil – R$ 80 mil para adequação do ponto e compra de estoque e mais R$ 25 mil da taxa de franquia. A rede também recomenda que os interessados tenham outros R$ 25 mil adicionais de capital de giro. A lucratividade média das unidades é de 30% e o prazo de retorno de investimento varia entre 12 e 24 meses. Mais informações sobre custos podem ser encontradas na página do Mercadão no canal de franquias de PEGN.