Facebook elege aplicativo brasileiro como um dos melhores do ano

Facebook elege aplicativo brasileiro como um dos melhores do ano

A premiada foi a startup Qranio, que venceu na categoria América Latina

Por Adriana Fonseca - 02/04/2015
Samir Iasbeck, fundador do Qranio  (Foto: Divulgação)
O Facebook anunciou os vencedores da primeira premiação anual FbStart Apps of the Year, que elege os aplicativos de maior sucesso do FbStart, um programa global que oferece ferramentas gratuitas e serviços para desenvolvedores de aplicativos impulsionarem seus negócios.
A startup brasileira Qranio, desenvolvedora de um aplicativo de educação e entretenimento que tem mais de 1 milhão de usuários, venceu na categoria América Latina.
“Estamos extremamente felizes e honrados pela conquista desse prêmio”, disse em nota Samir Iasbeck, CEO e fundador do Qranio. “É nesse momento que vemos o quanto vale a pena a nossa dedicação e o nosso esforço diário para trazer o melhor que temos aos nossos usuários. Sermos reconhecidos como o melhor app da América Latina, pela maior rede social do mundo, é com certeza o atestado de que temos feito nosso trabalho com toda excelência buscada diariamente.”
Na categoria Europa, Oriente Médio e África a vencedora foi a startup do Reino UnidoWhichit, desenvolvedora de um aplicativo de pesquisa que ajuda a conseguir a opinião de amigos e dos membros da comunidade Whichit.
Na categoria América do Norte a vencedora foi a startup dos Estados Unidos Workflow, que oferece uma ferramenta que automatiza ações entre os aplicativos de um dispositivo iOS. O que a Workflow faz é ajudar na interação entre os apps. O usuário pode, por exemplo, mandar uma mensagem incluindo a última foto tirada, criar GIFs animados ou compartilhar músicas que está ouvindo.
O app Hunger Crunch foi escolhido o melhor na categoria social. Criado pela organização sem fins lucrativos Rice Bowls, que ajuda as pessoas a combaterem a fome através de ações no mundo real e virtual, o aplicativo doa 100% do valor que arrecada para alimentar crianças órfãs ao redor do mundo.
Já o prêmio de aplicativo do ano foi concedido à startup chinesa MomentCam, que permite às pessoas criar desenhos e caricaturas a partir de suas próprias fotos.
No mercado desde 2011, o Qranio tem como objetivo tornar o aprendizado divertido. Isso é feito através de um conteúdo educacional lúdico e com possibilidade de se ganhar prêmios reais. Com mais de 1 milhão de usuários inscritos e 18 milhões de perguntas respondidas, o aplicativo recebeu um investimento da Wayra Brasil, aceleradora global do Grupo Telefônica, em março de 2012, e outro do investidor-anjo Gui Affonso.