Maria Pumar produz guarda-chuva fashion e planeja franquias

A Pumar tinha tudo para acabar quando o mercado brasileiro começou a receber os produtos chineses. A fabricante de guarda-chuvas, fundada há 80 anos, no Rio de Janeiro, não tinha condições de brigar com os preços asiáticos. Os quase mil funcionários foram reduzidos para cinquenta e a concorrência dificultava cada vez mais os negócios.
Há cinco anos, os empreendedores Lúcia Pumar e o marido Emilio Cantini assumiram o controle da fábrica e investiram no guarda-chuva como um acessório de moda. “Nós somos uma grife de moda que não existe igual no país e no mundo”, diz Cantini.
Além do guarda-chuva, a pequena empresa passou a fazer outros itens para proteger os clientes dos dias de muito sol ou muita chuva, como capas, bolsas e guarda-sóis.
Em 2011, nasce o braço de varejo da empresa, a Maria Pumar, com a inauguração de uma loja, em Copacabana. Até hoje, a empresa comercializava as peças em lojas multimarcas. “A gente estava trabalhando para os outros ganharem dinheiro e a melhor oportunidade foi fazer a nossa grife”, diz. No ano passado, o faturamento foi de 12 milhões de reais. Para 2013, a expectativa é crescer 10%.
O grande desafio do negócio, segundo Cantini, é garantir um produto duradouro e que não tenha defeitos. “Atender mais esse pessoal classe A foi bom porque nos estimulou a fazer um produto de qualidade cada vez mais superior”, diz.
Com selo verde e filtro anti-UV, os produtos da marca vão de bolsas e chapéus a guarda-chuvas que não custam menos de 90 reais. O ticket médio é de 180 reais, segundo Cantini. “A gente precisa disseminar a ideia para que as pessoas entendam do que se trata. Temos que retirar a ideia do descartável, barato e prático em que se fundamente a cultura chinesa aqui.”, diz o sócio.
A empresa se prepara agora para investir 3 milhões de reais na expansão da marca. Com quatro unidades, a Maria Pumar planeja levar a grife a 50 locais com o sistema defranquias. “A nossa estratégia está sendo abrir o maior número de lojas possível para ter visibilidade do produto. A ideia é a partir de março e abril começar a formatar franquias para dividir essa tarefa. A opção é pelo modelo quiosque no início para não empacar muito dinheiro em loja”, afirma. 

O investimento em uma franquia deve ser a partir de 150 mil reais. Os estados mais cotados para receber pontos de venda da grife são Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pará e Sergipe.