"Não existe fórmula mágica para o sucesso", afirma Wizard

Dono da maior rede de ensino de idiomas do Brasil estuda mandarim, leu mais de 100 livros e tem um iPhone – mas já está pensando em trocar


Quando uma editora procurou Carlos Martins Wizard para lançar uma biografia sobre sua vida, o empresário não quis. Segundo ele, biografia é coisa que se escreve sobre gente morta ou que morre três meses depois que o livro é publicado. O jeito foi lançar "Sonhos não têm limites", livro com fatos importantes da trajetória do professor de inglês que virou dono da maior companhia de ensino de idiomas no país, o Grupo Multi.
"Em algumas páginas, os leitores irão rir; em outras, irão chorar. E ainda existem aquelas em que eles irão rir e chorar ao mesmo tempo", conta Wizard – que em 2000 acrescentou ao sobrenome a primeira das sete marcas que hoje estão sob seu comando.
Em entrevista à EXAME.com, o empresário falou sobre sua rotina, revelou seus cinco passos para o sucesso e deu conselhos ao empreendedor iniciante. Com conhecimento de causa, Wizard garante: não existe dinheiro fácil.
EXAME.com: Existe dinheiro fácil?
Wizard: Não existe fórmula mágica para ficar rico do dia para noite. Acredito que o caminho para o sucesso passa pela consciência de que o ponto principal de qualquer negócio é a satisfação do cliente. É assim que trabalhamos no Grupo Multi, que tem a missão de atender com prontidão, eficiência e alegria.

EXAME.com: Que idiomas são importantes para a vida profissional hoje?
Wizard: Considero o mandarim a segunda língua estrangeira mais importante, depois do inglês. Estudo o idioma há dois anos e, após essa entrevista, assistirei a mais uma aula com a Serena, minha professora. Além disso, recomendo que o brasileiro invista mais tempo no espanhol. Pensamos que é uma língua fácil, em função das semelhanças com o português. Porém, as diferenças existem e é importante conhecê-las.

EXAME.com: Qual é hoje sua rotina dentro do Grupo Multi?
Wizard: É difícil eu ter uma rotina única, mas tenho cinco atividades principais. Todo mês, me reúno com o conselho do grupo, do qual fazem parte membros do fundo de investimentos Kinea e conselheiros independentes. Além disso, há as reuniões da presidência, com meus filhos e o CEO do Multi, Giovanni Giovannelli. Busco também participar de sessões de treinamento com franqueados e membros da equipe e já percorri mais de 15 estados dando palestras. Por fim, me dedico ao contato com a imprensa, apresentando nossas metas e objetivos a TVs, rádios, jornais e revistas.