4 empreendedoras de sucesso dão conselhos de carreira

4 empreendedoras de sucesso dão conselhos de carreira

Conheça as histórias inspiradoras de Ana Isabel Carvalho Pinto, Ivani Calarezi, Patrícia Bonaldi e Carla Sarni

por Fabiana Pires com Isabela Moreira - 06/03/2015
Ana Isabel, Ivani, Patrícia e Carla compartilharam quais foram seus maiores obstáculos na carreira e como os superaram (Foto: Divulgação)
Quando o assunto é empreendedorismo, a experiência é a melhor forma de mostrar como o aprendizado é importante. Quatro grandes empreendedoras brasileiras, Ana Isabel Carvalho Pinto, Patrícia Bonaldi, Ivani Calarezi e Carla Sarni, falaram com a PEGN para contar os altos e baixos de suas carreiras. Confira abaixo os conselhos delas e inspire-se:

Ana Isabel Carvalho Pinto
Para Ana Isabel, ser uma mulher empreendedora exige dedicação (Foto: Divulgação)
A empreendedora de 37 anos está à frente do grupo S2G, que consiste na consultoria de e-commerce de mesmo nome e no market place de luxo Shop2gether. Ela aconselha as mulheres que querem empreender a teremfoco e determinação, mesmo nos momentos mais difíceis.
Ana Isabel já passou por esse teste: ela teve que conciliar o nascimento de sua segunda filha com o lançamento oficial da Shop2gether, que ocorreram com cerca de 15 dias de diferença entre si. “Fiquei dois dias sem trabalhar, mas logo depois já comecei a fazer home office”, afirma a empreendedora. “Amamentei durante 5 meses e as primeiras reuniões eram na minha casa.”
“É necessário ter dedicação para ser uma mulher empreendedora, principalmente se um de seus objetivos for começar uma família também”, diz Ana Isabel.

Ivani Calarezi
33 dos 54 anos de vida da empreendedora foram dedicados ao seu negócio, a rede Amor aos Pedaços. Para Ivani, a chave para o sucesso é gostar do ofício. “Seja um empreendedor independente ou um franqueado, o dono precisa saber o que quer e gostar do que faz. Pense que você fará aquilo todos os dias, então você precisa gostar muito e entender bastante sobre o que quer fazer”, afirma.
Patrícia Bonaldi
Os designs da estilista mineira tornaram-se conhecidos ao serem adotados por dezenas de celebridades nacionais. No entanto, o negócio de Patrícia nem sempre foi assim.
Ela começou a se envolver com o mercado da moda ao abrir uma loja de roupas, na qual vendia produtos de várias marcas. Com o tempo, ela percebeu que as clientes estavam mais interessadas em vestidos customizados e por encomenda. Assim, criou a marca que leva seu nome.
Patrícia teve que pensar fora da caixa para que seu negócio crescesse (Foto: Divulgação)
Não existe caminho certo ou fórmulas prontas. É preciso gostar muito do que faz, acreditar e criar algo com identidade”, afirma Patrícia.
A busca por um diferencial trouxe várias lições para a estilista. “Minha maior dificuldade sempre foi encontrar mão de obra qualificada”, diz. “A partir disso acabei tendo a ideia de criar uma escola de bordadeiras e costureiras, onde ensino técnicas de manufatura artesanal a mulheres de várias idades que até então não tinham especialização.”

Carla Sarni
“Eu acredito muito que as pessoas são movidas a sonhos”, diz a dentista de 41 anos. E ela realmente não mediu esforços para transformar os dela em realidade. Para conseguir fazer faculdade de odontologia, Carla estudou muito e vendeu roupas de porta em porta para se manter.
Durante os primeiros anos de sua clínica, ela trabalhou sete dias por semana para que o negócio se mantivesse. “Meu sonho era construir minha clínica. Enquanto não realizei esse sonho, não fiz mais nada”, afirma.
Atualmente, existem mais de 200 unidades da Sorridents no Brasil, sendo que 15 delas são próprias. “O sonho é possível quando é verdadeiro. A vida é feita de escolhas, sempre temos de abrir mão e coisas.”