7 dicas para quem sonha em empreender

7 dicas para quem sonha em empreender

Guilherme Mamede, fundador da Melt DSP, já teve que ‘dar a volta por cima’ em sua trajetória profissional. Aqui ele lista informações úteis para quem está começando

Da Redação - 10/03/2015
startups primeiros passos começar começo caminho empreender (Foto: shutterstock)
Ao ver tantas histórias de sucesso no mundo do empreendedorismo, pode parecer fácil abrir um negócio. Mas a verdade é que o caminho é cheio de obstáculos.
Pensando em alertar quem deseja empreender, Guilherme Mamede, fundador da Melt DSP, listou sete dicas que valem sua atenção. “Com base na minha experiência, um empreendedor persistente, que já teve que dar a famosa ‘volta por cima’, reuni algumas dicas que podem ajudar bastante quem está começando.” Vamos a elas.
 
1) Construa uma boa reputação
Como dizem, network é tudo. Por isso, antes de empreender, é interessante construir uma boa imagem na área em que for atuar. Isso irá facilitar bastante na hora de conquistar clientes e pedir referências.

2) Teste sua ideia
Muitas vezes, a ideia que parece ser revolucionária para você não é interessante para o mercado. Apresente-a para pessoas próximas a você que possam julgá-la. Isso é importante até para verificar possíveis adaptações ao mercado.

3) Cerque-se de pessoas complementares à sua formação
É quase impossível entender de absolutamente tudo o que é importante para a sua empresa. É interessante pensar em pessoas-chave que agreguem conhecimento complementar.

4) Alinhe o seu empreendimento aos seus interesses pessoais
Não adianta nada ter um negócio inovador, mas com o qual você não se identifica. Afinal, você vai passar a maior parte do tempo imerso nessa empresa e ela vai demandar comprometimento integral. Escolha uma área de atuação que tenha a ver com o que você gosta.

5) Tenha capital suficiente para investir por um bom tempo
Você não sabe quando irá conseguir um investimento, então o ideal é ter uma boa verba para segurar o negócio até esse momento.

6) Mantenha o foco na ideia inicial
Principalmente no início da operação, é natural que você comece a desviar o foco inicial da empresa para agradar seus clientes. Sair da sua atuação acaba sendo pior, pois você não estará mais na área de domínio e pode causar uma imagem ruim. Foque no negócio e siga em frente.

7) Tenha poucos sócios
Quando existem muitas pessoas envolvidas no negócio, é provável que haja desavenças com mais facilidade. Por isso, tenha o mínimo de sócios possível e os escolha muito bem.