Empresa usa GPS para marcação de ponto de funcionários

Empresa usa GPS para marcação de ponto de funcionários

A TokPonto usa os beacons, que detectam a presença dos colaboradores e evitam incoerências nos horários de entrada, saída e almoço

Por Adriano Lira - 15/04/2015
Beacons da TokPonto (Foto: Adriano Lira)
A marcação de ponto é o método mais usado para controlar o início e o fim das atividades de um trabalhador. Há empresas que têm um aparelho, que registra a entrada, a saída e o almoço. Outra opção é fazer com que o empregado preencha planilhas com seus horários. Os dois métodos têm brechas. No primeiro caso, quem trabalha fora do escritório não consegue bater o ponto. Já o segundo permite que o colaborador não preencha os horários corretamente. Uma solução para esse problema está sendo desenvolvida por uma empresa paulista: a TokPonto. O diferencial da startup é um dispositivo físico que confirma se o funcionário realmente está trabalhando.
A TokPonto é um projeto criado pelos empreendedores Marcos Machuca, 45 anos, John Drinane, 31, e Edna Kohigashi, 47. A inspiração para o negócio surgiu de outro negócio liderado por eles: o Lalabee, plataforma que foi lançada no fim de 2013 e faz o controle de ponto e de pagamentos de empregadas domésticas. Segundo Machuca, usuários do Lalabee demonstraram interesse eme usar a ferramenta em seus negócios. "A partir disso, percebemos que poderíamos ampliar o serviço para pequenas e médias empresas de todos os segmentos", afirma.
Marcos Machuca, da TokPonto (Foto: Divulgação)
O diferencial da TokPonto é o uso dosbeacons, sistemas que, por meio de uma radiofrequência, funcionam como um GPS para áreas pequenas. Por exemplo, seu celular consegue localizar a sua localização em um mapa, mas não mostra se você está na sala, no banheiro ou na cozinha da sua casa. Um beacon, por outro lado, consegue fazer isso com precisão.
O dispositivo foi originalmente criado para uso nas lojas da Apple. Se um usuário de um iPhone chega perto de um notebook em algumas dessas lojas, o beacon consegue enviar dados sobre o produto. Quando se aproxima de um tablet, a pessoa recebe informações sobre o dispositivo móvel.
O beacon da startup brasileira, chamado de "TokSpot", serve para validar a marcação de ponto dos funcionários. Os trabalhadores de uma empresa com o dispositivo terão que fazer um check-in em um aplicativo da TokPonto sempre que chegar, almoçar ou for embora. O beacon estará lá para fazer com que as marcações só sejam feitas nas dependências da empresa. "O raio de atuação do 'TokSpot' pode ser mudado. Ao fazer com que o rastreamento só ocorra na área do escritório, impedimos que o colaborador marque o ponto longe da empresa", diz Machuca. Os futuros usuários do beacon terão que pagar US$ 50. A bateria do dispositivo dura dois anos, de acordo com a TokPonto.
Para resolver o problema de quem tem gente trabalhando externamente, a TokPonto usa a geolocalização do smartphone do colaborador. "Vamos supor que um vendedor irá, amanhã, visitar um cliente que fica a 1 km do escritório. Podemos fazer com que ele marque o ponto somente dentro desse raio, o que evita que ele se afaste do local", afirma o empreendedor.
A TokPonto está em fase final de preparação. Há, inclusive, testes sendo realizados em grandes empresas do país. No futuro, segundo Machuca, o plano é oferecer outras soluções de gestão empresarial.