Empreendedora cria pastel tostado para atrair geração saúde

Empreendedora cria pastel tostado para atrair geração saúde

Inovação chegou a representar 40% das vendas totais da rede curitibana 10 Pastéis

Por Fabiana Pires - 31/03/2015
A empreendedora Vera Nagano, da rede 10 Pastéis  (Foto: Divulgação)

Vera Nagano, de 44 anos, tinha uma missão quando largou o emprego de dentista para ajudar na empresa fundada por seu marido, a rede de pastelarias 10 Pastéis. Diante de uma demanda crescente da clientela por alimentos saudáveis, a empreendedora teria de desenvolver um pastel menos gorduroso que os demais. Em outras palavras, como diz Vera, sua tarefa era criar uma massa que não precisasse ser frita, mas que fosse tão gostosa quanto a massa frita. 
A 10 Pastéis foi fundada em 1996, em Maringá, a terceira maior cidade do Paraná. Hoje, conta com 44 franquias, de 38 franqueados, espalhadas por oito estados do país. Desde que foi criada, a rede sempre apostou em pesquisas para ter diferencial diante de tantos concorrentes - massa de pastel de chocolate e pastel de borda recheada estão entre as inovações desenvolvidas nos últimos anos. Em meados de 2009, o fundador Marcos Nagano já tinha notado que a procura por alimentos saudáveis aumentava. Por isso, começou a servir saladas e pratos saudáveis nos restaurantes da rede. Mesmo assim, achava que ainda dava para fazer mais. Por isso, nessa mesma época, recrutou a esposa para criar um pastel light. 
Pastel de queijo tostado: inovação criada por Vera para conquistar um novo público (Foto: Divulgação)
Vera aceitou a tarefa com gosto, mesmo sem saber muito sobre o mundo dos negócios. "Vim bem crua nos assuntos administrativos. Eu encarei como umhobby a tarefa de criar um produto num primeiro momento, mas depois percebi que teria de me dedicar mesmo porque a empresa contava isso", diz a empreendedora. Segundo ela, o desafio era ainda maior porque a 10 Pastéis já era uma empresa consolidada no mercado, com produtos bem conhecidos e que agradavam o consumidor. "Os clientes já tinham um produto comparativo. Quem ia querer comer um pastel que não fosse tão bom quanto o pastel frito?".
Foram cinco anos de pesquisas na própria cozinha até Vera ter o seu momento "eureca". "Sou descendente de japoneses. Aí, de repente eu pensei que poderia ser bacana usar a massa da receita do guiozá", afirma. O guiozá é uma espécie de pastel oriental, que vem recheado de carne ou legumes. Para testar a efetividade do produto, a empreendedora colocou numa frigideira e tampou, como se estivesse tostando a massa. Depois de 20 minutos, o produto estava pronto - e delicioso.
A única questão que preocupava Vera era o tempo. Como uma rede fast food, não fazia sentido a 10 Pastéis pedir para o cliente esperar 20 minutos até receber seu pedido. A solução foi desenvolver um equipamento próprio, capaz de deixar o pastel pronto o mais rápido possível. A empreendedora encontrou um fornecedor de inox e, junto com ele, desenvolveu uma chapa que faz com que o pastel tostado fique pronto no mesmo tempo do pastel frito. 
Quando a inovação ficou pronta, Vera e o marido levaram o pastel tostado para os franqueados. "É complicado inovar, é complicado mudar processos. Mas decidimos pegá-los pela boca!." Os dois fizeram degustações com os 38 donos de lojas da rede para que eles decidissem por conta própria se aceitariam a ideia ou não. "Todos quiseram implantar", diz Vera.
Depois de um ano e meio adaptando a estrutura de todas as unidades para o novo produto, o pastel tostado foi colocado no mercado em agosto de 2014. A meta de Vera e Marcos era fazer com que o produto representasse 20% do faturamento da rede. Nos primeiros meses, contudo, a participação foi a 40%. "Hoje, a fatia diminui. Fica em torno de 12% a 16%, o que já é bastante para o nosso faturamento de R$ 25 milhões." 
Para Vera, o que fica de lição é os resultados que qualquer pessoa determinada pode alcançar. "Eu fico muito orgulhosa de ver que consegui cumprir minha primeira missão aqui."