Ex-funcionário da Odontoclinic vira dono de 7 franquias da rede

Ex-funcionário da Odontoclinic vira dono de 7 franquias da rede

Aos 29 anos, Fernando Tessari superou problemas com sócios para ter sucesso no empreendedorismo

Por Fabiano Candido com Isabela Moreira - 12/03/2015
Desde os 18 anos, Fernando Tessari dedica sua vida às unidades da Odontoclinic (Foto: Divulgação)
Fernando Tessari tinha 18 anos quando começou a trabalhar em uma unidade daOdontoclinic, em Campinas, no interior de São Paulo. Ele fazia faculdade de análise de sistemas e trabalhava como vendedor de tratamentos odontológicos para complementar sua renda.
O jovem vendedor se destacou entre os funcionários. Quatro meses após ter começado a trabalhar na clínica, tornou-se gerente de equipe. Dois anos depois, foi promovido a gerente geral na unidade de Sorocaba, também no interior paulista.
Quando virou gerente, a unidade estava à venda e um dos dentistas decidiu comprá-la com outros dois colegas de profissão. Assim que fechou a venda, o trio convidou Tessari, então com 20 anos, para ser um societário e atuar como administrador comercial da clínica.
A sociedade não vingou, principalmente por problemas de afinidade entre os membros. No entanto, a experiência serviu como um grande aprendizado para Tessari. “Quando você começa em uma área, não sabe ainda como lidar com a equipe, os vendedores, os clientes, até mesmo como criar um padrão de qualidade de atendimento”, afirma. “Foi difícil porém bom passar por isso para aprender com esses problemas.”
Carreira “solo”
“Guardei todas as coisas boas, superei as ruins e montei uma nova sociedade com alguns dentistas de Campinas, minha irmã, Rita, e minha esposa, Andreza”, diz Tessari. Em 2009, ele abriu duas unidades da Odontoclinic: uma em Valinhos e outra em Campinas, ambas no interior São Paulo.
A relação com os sócios deu certo e, ao longo dos últimos seis anos, abriram mais de uma dezena de unidades da clínica odontológica. No entanto, as franquias de Manaus, no Amazonas, Ponta Grossa, no Paraná, Tatuí, em São Paulo, outras três na capital paulista não deram certo. “Eu não conseguia dar conta de acompanhar todas elas. Essa dificuldade no contato me trazia mais problemas do que lucro”, afirma.
Foi por isso que as outras cinco unidades da Odontoclinic de Tessari ficaram concentradas na região de Campinas, onde ele mora. “A centralização torna o meu acesso às clínicas mais fácil”, diz.
A proximidade das clínicas permite que o empreendedor passe um dia da semana em cada uma delas. “Não dá para participar da gestão de todas, mas faço questão de acompanhá-las de perto. Faço uma supervisão e em todas as unidades tenho alguém de confiança, seja um administrador ou um gerente de vendas”, afirma Tessari. “Além disso, gosto de manter a mesma equipe, trocar de funcionários o tempo todo não faz bem para o desenvolvimento do negócio.”
O empreendedor afirma que, por enquanto, não pretende montar novas unidades nem começar a trabalhar com franquias de outros segmentos. “Em time que está ganhando não se mexe”, diz. “No momento, não tenho interesse em montar nada fora do que eu já conheço.”
O investimento de cerca de R$ 2 milhões feito nas unidades de Campinas e região valeu a pena para o empreendedor: Em 2014, ele faturou R$ 7 milhões. “Hoje estou muito satisfeito com o que eu tenho na  região e consigo ter lucro em todas as unidades”, afirma.